Google substitui o “flopado” FLoC por Topics API [2022 ad targeting]

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Last updated: March 9, 2022 | by Kean Graham
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This post was most recently updated on March 9th, 2022

No início de 2021, o Google criou o FLoC (Federated Learning of Cohorts) para substituir os cookies de terceiros, motivo pelo qual o usuário vê anúncios relevantes para ele em sites.

Após o feedback e críticas negativas recebidas, a equipe da Privacy SandBox do Google propôs a Topics API como nova solução para a segmentação baseada em interesses. O API Topics agrupa os hábitos de navegação dos usuários em 350 categorias.

Em comparação com sua predecessora FLoC API, a Topics API faz uso do aprendizado de máquinas (machine learning) no dispositivo. Não está claro como o Topics API se compara aos cookies de terceiros atualmente, mas o Google está com pressa para encontrar a melhor solução antes de 2023, após seu esquema FLoC ter falhado.

Quando a Amazon e o WordPress desligaram o Google FLoC devido a preocupações com a privacidade, eles sabiam que era hora de fazer uma atualização.

API Topics é o novo FLOC 2.0 em que o Google planeja corrigir seus erros e também lançar um teste de desenvolvimento de Tópicos API e controles de usuário no Chrome em breve.

Com base no teste e no feedback, o projeto final dos controles de usuário e outros aspectos técnicos da Topics API será determinado.

Como API Topics funciona

Google substitui o "flopado" FLoC por Topics API [2022 ad targeting] MonitizeMore

Ao contrário dos cookies de terceiros que permitem aos anunciantes rastrear os usuários 24 horas por dia, 7 dias por semana e construir perfis sobre eles na esperança de convertê-los posteriormente, o Topics API permite que esses navegadores compartilhem uma breve lista dos tópicos de maior interesse dos usuários.

O Chrome aproveita o esquema do modelo de classificação mapeamento de nomes de host do site para os tópicos de maior interesse dos usuários para aquela semana.

  • API Topics escolhe seus 3 principais tópicos de interesse com base no histórico de pesquisa do usuário na Internet. Até 5 tópicos são associados com o navegador;
  • O navegador armazenará esses tópicos por três semanas com os sites participantes antes de excluí-los, sem o envolvimento de servidores externos;
  • Sempre que você visitar qualquer site, o Topics API mostra aos sites e seus parceiros publicitários, 3 de seus interesses (consiste em um tópico de interesse das últimas 3 semanas);
  • Os tópicos ficarão longe de categorias sensíveis como raça ou gênero. Para os usuários do Chrome, novas ferramentas estão surgindo para alternar recursos, visualizar e excluir tópicos.

Os API Topics fornecem e combinam múltiplos tópicos de interesse. Por exemplo, um usuário amante de cosméticos que também gosta de cozinhar. Inicialmente, 350 tópicos estão disponíveis, alguns dos tópicos incluem fitness, notícias e viagens.

Os tópicos são mantidos por cerca de 21 dias antes de serem automaticamente excluídos, e o Chrome permite aos usuários mostrar ou ocultar tópicos à vontade ou desativar os recursos de uma só vez. A melhor coisa sobre o API Topic é que os dados expiram em 21 dias e os dados de direcionamento disponíveis são escassos.

Os 350 tópicos são uma interseção da Taxonomia de Conteúdo V2 do IAB e a própria revisão de taxonomia de anúncios do Google. Apesar disso, o Google não analisa o texto dentro dos posts do blog para determinar o tópico de interesse relevante.

Se o site não deseja estar na Topics API, o site não fornece um tópico nem recebe um tópico.

Para os sites e parceiros de publicidade que desejam optar pelo Topics API, o Google publicou uma planilha técnica com 411 tópicos relacionados à proposta.

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Diferenças entre Google FloC e Topics API

As críticas para o FLoC são, principalmente, por criar “grupos”, combinando interesses on-line que poderiam levar à classificação dos usuários de forma a aumentar o risco de discriminação. Como os Tópicos API resolvem esse problema?

As principais diferenças são:

  • O Google FLoC cria um rastreamento baseado em interesses que identificam os usuários em um determinado grupo. Os tópicos de API diferem principalmente do FLoC por não estar agrupando os usuários em grupos, ou “tribos”, mas em tópicos de interesse;
  • Além disso, o FLoC reúne dados sobre os hábitos de navegação de um usuário e os atribui a um grupo com base nos dados de navegação da última semana;
  • Com a Topics API, os tópicos são associados aos usuários semanalmente com base em seu histórico de busca on-line, e esses tópicos são mantidos apenas por 3 semanas;
  • O Google FLoC costumava compartilhar uma ID de grupos com anunciantes e profissionais de marketing, enquanto o Topics API seleciona os três tópicos mais relevantes e os compartilham temporariamente com marcas e sites.

Política de privacidade no Topics API

A FLoC enfrentou uma série de desafios antes da criação do Topics API, incluindo a falta de adoção por grandes empresas de tecnologias e questões regulatórias.

Anteriormente, a FLoC nunca abordou as questões de impressões digitais ou de grupos de categoria sensível. A fim de reduzir a impressão digital, o Chrome limitará o número de tópicos e dados que podem ser compartilhados com o site.

Os riscos de privacidade da FLoC incluíam a possibilidade de os anunciantes caçarem facilmente detalhes de dispositivos, dados do navegador, geográficos, etc. através da impressão digital do navegador. Devido a estes riscos à privacidade, navegadores como Brave, Vivaldi, Edge e Mozilla se mantiveram longe do uso do FLoC.

O Google está construindo controles que permitirão aos usuários do Chrome ver os tópicos de seu interesse e em breve os usuários poderão habilitar/desabilitar completamente os tópicos. Os usuários não podem adicionar manualmente nenhum tópico a partir de agora.

A principal prioridade do Google é eliminar os cookies de terceiros no Chrome até 2023 e a Topics API substituirá os cookies de terceiros usados pelos anúncios.

O Topics API chegou para ficar?

Como o Google ainda está nos estágios iniciais de implementação do Topics API, outros navegadores ainda não foram capazes de testá-lo.

A proposta do Google parece improvável de ser adotada pelo Firefox, Safari, Edge ou qualquer outro navegador neste momento, assim como o Chrome foi o único navegador que adotou seu antecessor (FLoC). A adoção entre estes navegadores permanece improvável, o que pode afetar o tamanho da base de usuários que os anunciantes podem alcançar.

O que está por vir?

O Google cumprirá sua programação original de disponibilizar todas as APIs da Privacy Sandbox para adoção durante o quarto trimestre de 2022, mas poderá alterar seu cronograma caso seja necessário fazer alterações.

Ao final do primeiro trimestre de 2022, uma versão teste para desenvolvedores do Topics API será lançada para o Google Chrome. O teste permitirá que websites e marcas testem enquanto os controles de exclusão de tópico de 3 semanas estarão ativos.

Como o prazo para terminar os cookies de terceiros até 2023 se aproxima, o foco principal da Topics API será restringir o rastreamento dos usuários e, ao mesmo tempo, equilibrar a publicidade dentro dos parâmetros de privacidade.

Como um editor, o que você pensa sobre a nova atualização? Comente abaixo!

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